Como cliente, muitas circunstâncias peculiares já ouvi, vi e vivi sobre as famosas portas giratórias com detectores de metal. O fato claro é que, mesmo que às vezes elas possam ser um incômodo para os usuários, são elas que ajudam a garantir a nossa segurança nas agências bancárias, seja a cidade do tamanho que for.
Veja o caso da tentativa de assalto ao banco em Sinop, no Mato Grosso, que reacendeu um assunto polêmico, necessário e vital para, simplesmente, salvar vidas e garantir a integridade física e emocional das partes. O ocorrido teve como "mocinho" o vigia e como "vilão" o bandido, que ao enfrentar à força a porta giratória com travamento, tentou sacar a arma e foi baleado, vindo a óbito.
Estamos diante de um divisor de águas cultural. O uso das portas giratórias será cada vez mais presente na sociedade. O caso coloca de forma forte e com visibilidade na integridade física dos clientes e funcionários. Digo isto pela questão do necessário uso rígido da porta giratória com detector de metal e que, muitas vezes, é mal compreendido pelos clientes.
Este, talvez, incômodo mecanismo de segurança, pode evitar e muito, a prática de assaltos e é necessária uma ampla e profunda conscientização de todos nós que a porta salva vidas. Remédios preventivos como este, evitam planejamento de crimes e protegem as pessoas.
Peço licença para trazer o tema, pois todos nós utilizamos as agências bancárias todos os dias. E todos os dias ocorrem situações que geram tensão nas portas e também certo clima de chateação, mas precisamos moderar e compreender que este equipamento é simplesmente para nos proteger.
Nossa cultura precisa amadurecer e entender que todos somos iguais perante a lei e que detectores de metais salvam vidas, seja no embarque do avião, seja na entrada do banco. Serão 1,2,3,10 ou 60 segundos que preservam vidas. Por isso, se eu for ao banco, mudanças básicas de comportamento precisam ocorrer, ou seja: não levar notebook, não levar bolsas grandes, mochilas, sacolas, caixas e etc.
Precisamos enfrentar este tema e compreender que se queremos segurança, também temos que aceitar, os mecanismos de segurança, neste caso, nas unidades bancárias. Vamos fazer uma reflexão.
Fonte: Artigo de Fernando Assunção, articulista político e consultor empresarial, publicado em http://www.24horasnews.com.br/colunistas/ver/seguranca-nos-e-as-portas-giratorias#sthash.hQBfKXuz.dpuf
A Detronix é uma industria fabricante de detector de metais, localizada em Caxias do sul. Possuimos uma linha completa de detectores de metais incluindo portas detectoras de metais, detector de metais para industria, detector de metais portateis e uma gama de soluções para diversos segmentos.
Rua Emílio Fonini, 545 | CEP 95012-617
Cinquentenário | Caxias do Sul - RS
(54) 3225-7500 | (54) 3289-0600
Contatos para Negócios Internacionais
Menex Comércio Exterior Ltda.
Tel.: +55-54-3221.1426
www.menex.com.br
Permaneça conectado
Pós-vendas e assistência técnica
(54) 99670-0615